dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    

 

As geotecnologias apresentam conceituação multidisciplinar e aplicação global e incluem o sistema de informação geográfica (SIG), o sistema global de posicionamento e navegação via satélite (GPS - GNSS), o sistema de sensoriamento remoto (satélites e sensores) e o sistema de cartografia automatizada ou digital.

O emprego das geotecnologias na agricultura, mais especificamente, na agricultura de precisão, apresenta-se como um novo modelo de manejo das propriedades rurais, sendo fundamental no controle e na organização das atividades de campo, na economicidade e sustentabilidade do sistema, sempre procurando atender às demandas mundiais: maior produtividade e manutenção dos recursos naturais por meio de seu uso racional.

No Brasil, as geotecnologias já são imprescindíveis em um pequeno número de grandes propriedades rurais, onde considerável soma de capital é investida na otimização da produção animal ou vegetal. Os produtos possuem valor agregado voltado a um mercado consumidor competitivo, que exige adequação ambiental e social. Nas pequenas e médias propriedades, as geotecnologias tornam-se cada vez mais aplicáveis e acessíveis, por exemplo o uso de geotecnologias gratuitas para delimitar áreas e elaborar mapas de pequenas propriedades rurais visando o planejamento do uso das terras, conservação ou recuperação de áreas degradadas – vide o CAR, Sistema de Cadastro Ambiental Rural dos imóveis rurais, regulamentado pelo Decreto 7.830/2012.

Outras aplicações das geotecnologias na agricultura vêm da agrometeorologia e previsão de eventos climáticos (precipitações, estiagem curta e prolongada, monitoramento de secas e temporais) muito importantes para as plantações, balanço do fluxo de energia, estimativa da produção das culturas e estoque de carbono florestal por meio de índices de vegetação, e outras aplicações em desenvolvimento.

O estudo da dinâmica de uso e cobertura das terras a partir da aplicação de imagens de satélite ou fotos aéreas subsidia avaliações da dinâmica agropecuária regional e de seus impactos ambientais e socioeconômicos visando ações de planejamento e gestão territorial da região a ser estudada de forma sustentável.

Nesse contexto, a Embrapa Monitoramento por Satélite desenvolve o projeto Sustentabilidade, competitividade e valoração de serviços ecossistêmicos da heveicultura em São Paulo com uso de geotecnologias, que utiliza técnicas de análise espacial, por intermédio de geoprocessamento, para identificar padrões de dados espacializados abióticos e bióticos do ambiente da heveicultura, além de dados socioeconômicos da área de estudo inserida no noroeste do Estado de São Paulo. Para tanto, faz-se uso de dados georreferenciados e imagens de satélites para o mapeamento das informações, correlação entre as variáveis de estudo, dinâmica dos seringais, estimativa de biomassa dos seringais, balanço do fluxo de energia e análise de dependência espacial. Os resultados do projeto serão fundamentais para a caracterização e avaliação do desempenho de indicadores socioeconômicos, para o estudo da sustentabilidade e competitividade da heveicultura paulista, além de ser objeto de transferência de tecnologia para a sociedade.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ministério do Meio Ambiente
16/12/2014 - 09:14
Sexta-feira(19/12) é o último dia para se inscrever no Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR).

Esta é a última turma, participe!
O curso é online, gratuito e aberto a toda a sociedade.

A pré-inscrição pode ser feita em:
Hotsite.mma.gov/capcar

Você receberá um email para confirmação dos dados, envio da documentação e realização da matrícula.

O curso tem duração de 78 horas. Ao final, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitirá um certificado de curso de extensão para cada aluno.

Mais informações: (35) 3829-1123

Ministério do Meio Ambiente

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Tecnologia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada